BLOG...?

Chuck Norris aprova este blog.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarefa 2 - Biologia

A importância das pesquisas com células tronco:

As pesquisas com células tronco vêm se desenvolvendo cada vez mais nos dias atuais. O primeiro relato de pesquisas com células tronco, utilizando células embrionárias humanas surgiu em 1998. Parte da sociedade assumiu uma posição contrária a este tipo de pesquisas. Esta parte afirma que o bem da comunidade não pode ser obtido a partir da morte de alguns indivíduos, mesmo que estes ainda estejam em fase embrionária. A própria Igreja Católica defendeu esta posição, igualmente aceita por muitos cientistas e filósofos não vinculados a ela, de que a vida de uma pessoa tem início na fecundação, desta forma não há justificativa eticamente adequada para tal tipo de pesquisa.
Porém, alguns sacrifícios são necessários para o bem de um todo. Através das pesquisas com células tronco, muitas doenças poderão ser tratadas futuramente, tal como a diabetes, e será um marco para a humanidade essa descoberta. Pela característica dessas células, de serem as únicas capazes de dividirem-se e formarem qualquer tecido do corpo, será possível também realizar transplantes e reduzir o efeito da rejeição. Tornou-se uma área em desenvolvimento, ainda recente, mas de grande valor que trará grandes benefícios para a espécie humana, garantindo uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e mais duradoura.

5 comentários:

  1. Gostei do artigo, concordo contigo quando tu retratou que a pesquisa de células tronco é uma área ainda em desenvolvimento até porque pesquisas ainda estão sendo realizadas. E enquanto a essa polêmica da igreja sobre tal pesquisa, não acho que tal pesquisa deve parar

    ResponderExcluir
  2. No seu blog tu só citou sobre as células-tronco embrionárias. Poderia ter sido falado sobre as células dos adultos, definindo-as e falando das funções que elas podem ter, um exemplo é que uma célula-tronco fica viva durante toda a vida do indivíduo o qual ela se encontra, podendo ser utilizada em qualquer idade.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário do Marcelo quando ele escreveu que poderia relatar mais das células-tronco citando exemplo.Porém gostei muito da sua opinião e concordo que é uma área que esta em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  4. O seu trabalho não esta ruim, mas poderia acrescentar, aprofundar mais sobre as células tronco. Fora isso tudo certo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o artigo, mas poderia ter falado dos outros modos de se obter células-tronco sem ser dos embriões. Gostei que você abordou sobre a polêmica que isso pode causar.

    ResponderExcluir