Seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.4 planetas por ano, se todos vivessem como eu. Para sustentar meu estilo de vida toma-se 2.4 hectares globais da área bioprodutiva do planeta Terra.
Áreas da minha pegada: Alimentos - Maior área;
Moradia, Transporte, Serviços - Áreas intermediárias;
Administrações, Bens - Menores áreas.
Ecologia: Como já foi postado, Ecologia é a área da biologia que estuda as relações existentes entre seres vivos e as relações entre o ambiente e os seres vivos. A palavra Ecologia tem origem do grego “oikos", casa, e "logos", estudo, logo estudo do lugar onde se vive, "casa". O meio ambiente afeta os seres vivos e vice-versa. O ambiente pode afetar os seres em aspectos como: O espaço necessário à sua sobrevivência, reprodução e também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento. Os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. Exemplos disso são os diversos tipos de ecossistemas onde as espécies melhor adaptadas a ele vivem. Os denominados biomas. Uma razão pela qual devemos estudar a ecologia: nos traz conhecimento do ambiente ao nosso redor e, dessa forma, podemos saber como utilizar seus recursos naturais sem um extrativismo desenfreado e, através dessa conscientização, preservarmos o mesmo.
Aquecimento global: é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos; e este estará em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito Estufa. Já foi comprovado que a ação humana tem grande influência na ocorrência do fenômeno. Grande parte do aquecimento observado (nos últimos 50 anos) se deve a um aumento nas concentrações de gases estufa (dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, perfluorcarbonetos e o próprio vapor da água) de origem antropogênica (provocadas pelo homem). Durante as últimas décadas o quecimento global não foi uniforme, em geral foi superior entre as latitudes de 40°N e 70°N, embora em algumas áreas, como ao norte do Oceano Atlântico, tenha ocorrido um resfriamento. Há suspeitas de que os continentes tenham aquecido mais do que os oceanos. No entanto alguns estudos parecem indicar que a variação em irradiação solar pode ter contribuído em cerca de 45–50% para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.
Porblemas Ambientais: poluição, chuva ácida, desmatamento e extinção de espécies, Planeta superlotado.
- Poluição: é geralmente consequência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades. Conceito de poluente: Poluente é um detrito introduzido num ecossistema não adaptado a ele, que não suporta as quantidades que nele são introduzidas. Exemplo: gás carbônico (CO2). O CO2 das fogueiras do homem primitivo não era poluente, já que era facilmente reciclado pelas plantas. O mesmo gás, hoje produzido em quantidades muito maiores, é poluente pois excede a capacidade de reciclagem das plantas.
Ainda existe a poluição da água: O petróleo derramado nos mares prejudica a fotossíntese dos fitoplânctons, por interferir na chegada de luz. Dessa forma, as cadeias alimentares marinhas são afetadas, não apenas o fitoplâncton. Não só o petróleo como também acúmulo de outros detritos inertes, como poeiras e argilas, também interferem na transparência da água e acabam comprometendo a realização da fotossíntese. Exemplo: Fezes humanas que são jogadas em pequena quantidade em uma lagoa podem não ser poluentes, por serem facilmente decompostas por microorganismos da água. Já em maiores quantidades, excedem a capacidade de reciclagem da lagoa e causam a morte da maioria dos organismos, sendo assim poluentes.
- Chuva ácida: A chuva ácida é uma das consequências da poluição do ar. Ela ocorre através da queima de carvão ou de derivados de petróleo que liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre, e esses resíduos, reagindo com a água, formam ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida. Os poluentes do ar são carregados pelos ventos e viajam milhares de quilômetros; assim, as chuvas ácidas podem cair muito longe das fontes poluidoras, podendo até prejudicar outros países, já que, onde ocorre esse fenômeno, o solo se empobrece e a vegetação fica comprometida. A acidificação prejudica os organismos em rios e lagoas, comprometendo a pesca. Até mesmo monumentos de mármore, por exemplo, são corroídos, aos poucos, pela chuva ácida.
- Desmatamento e extinção de espécies: Desmatamento leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem, já que, tanto o ecossistema como os seres que nele vivem são adaptados biologicamente para coexistirem em harmonia. Caso haja uma interferência externa, essa harmonia fica comprometida. Há relatos de que, até hoje, a ciência já identificou cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir 30 milhões ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas, porém, calcula-se que desaparecem arpoximadamente 100 espécies a cada dia, devido ao desmatamento.
Áreas da minha pegada: Alimentos - Maior área;
Moradia, Transporte, Serviços - Áreas intermediárias;
Administrações, Bens - Menores áreas.
Ecologia: Como já foi postado, Ecologia é a área da biologia que estuda as relações existentes entre seres vivos e as relações entre o ambiente e os seres vivos. A palavra Ecologia tem origem do grego “oikos", casa, e "logos", estudo, logo estudo do lugar onde se vive, "casa". O meio ambiente afeta os seres vivos e vice-versa. O ambiente pode afetar os seres em aspectos como: O espaço necessário à sua sobrevivência, reprodução e também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento. Os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. Exemplos disso são os diversos tipos de ecossistemas onde as espécies melhor adaptadas a ele vivem. Os denominados biomas. Uma razão pela qual devemos estudar a ecologia: nos traz conhecimento do ambiente ao nosso redor e, dessa forma, podemos saber como utilizar seus recursos naturais sem um extrativismo desenfreado e, através dessa conscientização, preservarmos o mesmo.
Aquecimento global: é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos; e este estará em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito Estufa. Já foi comprovado que a ação humana tem grande influência na ocorrência do fenômeno. Grande parte do aquecimento observado (nos últimos 50 anos) se deve a um aumento nas concentrações de gases estufa (dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, perfluorcarbonetos e o próprio vapor da água) de origem antropogênica (provocadas pelo homem). Durante as últimas décadas o quecimento global não foi uniforme, em geral foi superior entre as latitudes de 40°N e 70°N, embora em algumas áreas, como ao norte do Oceano Atlântico, tenha ocorrido um resfriamento. Há suspeitas de que os continentes tenham aquecido mais do que os oceanos. No entanto alguns estudos parecem indicar que a variação em irradiação solar pode ter contribuído em cerca de 45–50% para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.
Porblemas Ambientais: poluição, chuva ácida, desmatamento e extinção de espécies, Planeta superlotado.
- Poluição: é geralmente consequência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades. Conceito de poluente: Poluente é um detrito introduzido num ecossistema não adaptado a ele, que não suporta as quantidades que nele são introduzidas. Exemplo: gás carbônico (CO2). O CO2 das fogueiras do homem primitivo não era poluente, já que era facilmente reciclado pelas plantas. O mesmo gás, hoje produzido em quantidades muito maiores, é poluente pois excede a capacidade de reciclagem das plantas.
Ainda existe a poluição da água: O petróleo derramado nos mares prejudica a fotossíntese dos fitoplânctons, por interferir na chegada de luz. Dessa forma, as cadeias alimentares marinhas são afetadas, não apenas o fitoplâncton. Não só o petróleo como também acúmulo de outros detritos inertes, como poeiras e argilas, também interferem na transparência da água e acabam comprometendo a realização da fotossíntese. Exemplo: Fezes humanas que são jogadas em pequena quantidade em uma lagoa podem não ser poluentes, por serem facilmente decompostas por microorganismos da água. Já em maiores quantidades, excedem a capacidade de reciclagem da lagoa e causam a morte da maioria dos organismos, sendo assim poluentes.
- Chuva ácida: A chuva ácida é uma das consequências da poluição do ar. Ela ocorre através da queima de carvão ou de derivados de petróleo que liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre, e esses resíduos, reagindo com a água, formam ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida. Os poluentes do ar são carregados pelos ventos e viajam milhares de quilômetros; assim, as chuvas ácidas podem cair muito longe das fontes poluidoras, podendo até prejudicar outros países, já que, onde ocorre esse fenômeno, o solo se empobrece e a vegetação fica comprometida. A acidificação prejudica os organismos em rios e lagoas, comprometendo a pesca. Até mesmo monumentos de mármore, por exemplo, são corroídos, aos poucos, pela chuva ácida.
- Desmatamento e extinção de espécies: Desmatamento leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem, já que, tanto o ecossistema como os seres que nele vivem são adaptados biologicamente para coexistirem em harmonia. Caso haja uma interferência externa, essa harmonia fica comprometida. Há relatos de que, até hoje, a ciência já identificou cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir 30 milhões ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas, porém, calcula-se que desaparecem arpoximadamente 100 espécies a cada dia, devido ao desmatamento.
- Planeta superlotado: A cada segundo, nascem três novos habitantes em nosso planeta. Hoje, existem 6 bilhões de habitantes. A população humana está crescendo em 100 milhões de pessoas por ano, o que significa mais um bilhão de pessoas para a próxima década. 90% desses nascimentos ocorrerem em países subdesenvolvidos. Até o ano 2150, estima-se que chegaremos a quase o dobro da população atual. O crescimento da populaçõe humanas aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a Terra já enfrenta.
Alguns problemas:
* Maior necessidade de energia - Atualmente, gerar energia leva a um aumento da poluição (queima de combustíveis como petróleo ou carvão), a destruição de ecossistemas (construção de hidrelétricas), ou ainda a riscos de contaminação por radiação (usinas atômicas). Métodos menos poluentes, como energia solar, seriam uma solução.
* Mais pessoas para alimentar - Implicando maior produção de alimento e, portanto, necessidade crescente de terras para agricultura, causando um maior desmatamento. Hoje, o planeta perde um hectare de solo aproveitável para a agricultura a cada 8 segundos. Um aumento na eficiência da produção de alimentos, através de maior mecanização da agricultura, levaria à degradação do solo, ainda pior do que nos dias de hoje. Além disso, a utilização intensiva de adubos e pesticidas aumentaria a poluição do solo e dos lençóis freáticos.
Dicas para realizar no dia a dia: Reciclar mais, gerar menos lixo, poluir menos o ambiente, simplesmente pelo fato de não jogar uma goma de mascar pela janela do carro, ou de deixar de juntar as fezes do seu animal de estimação ao leva-lo para passear, por exemplo. Gastar menos energia, apagando as luzes de um comodo em que ninguém esteja e que não haja necessidade das mesmas estarem acesas. Reduzir a utilização de água, sem deixar torneiras abertas e diminuindo o tempo em banhos. Evitar o desperdício de alimentos, que acabam estragando se não forem consumidos durante um determinado periodo de tempo. Utilizar apenas porções necessárias de alimentos, sem excesso. Andar menos de carro, caso seja possivel caminhar ao invés de dirigir, devido a distância não ser muito grande, por exemplo.
Alguns problemas:
* Maior necessidade de energia - Atualmente, gerar energia leva a um aumento da poluição (queima de combustíveis como petróleo ou carvão), a destruição de ecossistemas (construção de hidrelétricas), ou ainda a riscos de contaminação por radiação (usinas atômicas). Métodos menos poluentes, como energia solar, seriam uma solução.
* Mais pessoas para alimentar - Implicando maior produção de alimento e, portanto, necessidade crescente de terras para agricultura, causando um maior desmatamento. Hoje, o planeta perde um hectare de solo aproveitável para a agricultura a cada 8 segundos. Um aumento na eficiência da produção de alimentos, através de maior mecanização da agricultura, levaria à degradação do solo, ainda pior do que nos dias de hoje. Além disso, a utilização intensiva de adubos e pesticidas aumentaria a poluição do solo e dos lençóis freáticos.
Dicas para realizar no dia a dia: Reciclar mais, gerar menos lixo, poluir menos o ambiente, simplesmente pelo fato de não jogar uma goma de mascar pela janela do carro, ou de deixar de juntar as fezes do seu animal de estimação ao leva-lo para passear, por exemplo. Gastar menos energia, apagando as luzes de um comodo em que ninguém esteja e que não haja necessidade das mesmas estarem acesas. Reduzir a utilização de água, sem deixar torneiras abertas e diminuindo o tempo em banhos. Evitar o desperdício de alimentos, que acabam estragando se não forem consumidos durante um determinado periodo de tempo. Utilizar apenas porções necessárias de alimentos, sem excesso. Andar menos de carro, caso seja possivel caminhar ao invés de dirigir, devido a distância não ser muito grande, por exemplo.
Ficou muito bom, tanto a montagem do artigo quanto o conteúdo dele.Relatou de forma clara e ao mesmo tempo explicativa os fatores da poluição.Só encontrei alguns erros de português e só para me exibir:minha pegada é menor q a tua>_<.
ResponderExcluirAté mais!
Bom artigo. Gostei da maneira que tu relatastes sobre o último tópico, pois, faz-nos perceber que pequenas ações do dia-a-dia ja contribuem para a preservação do nosso planeta.
ResponderExcluirMuito bom. O conteúdo é abrangente e foi bem explorado. Adorei a organização do teu artigo, tornou a leitura mais direta, sem enrolações e menos cansativa. Parabéns!
ResponderExcluirOlá Lucas. Como a Giulia disse, seu artigo é bom de ler, por causa da organização em grandes tópicos. Uma curiosidade que achei é que você falou de assuntos pouco comentados até agora, como chuva ácida e superlotação do planeta.
ResponderExcluirNo mais, há alguns itens irrelevantes no trabalho, mas fora isso, está completo, fácil de entender, enfim, um bom exemplo de artigo nota A. :) Abraços.